sábado, maio 13, 2006

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) apresentou , em conferência de Imprensa, o Campeonato Lumitek 2006 (Circuito Nacional de Voleibol de Praia), que se iniciará no dia 9 de Junho, em Espinho, prolongando-se pelo Verão e terminando a 27 de Agosto, com a realização das Fases Finais de Masculinos e de Femininos.

Na conferência de Imprensa, a FPV, representada pelo seu Presidente, Prof. Vicente Araújo, pelo Director de Imprensa, Luís Ribeiro, e pelo Presidente do Conselho de Voleibol de Praia, Dr. Manuel Joaquim Oliveira, apresentou o Campeonato Lumitek 2006, apadrinhado pela empresa Serafim Costa, detentora das marcas Lumitek, Luxtek e Blink e representada pelo Eng. Humberto Silva, uma «velha glória» do Voleibol português, ao serviço do Leixões Sport Clube e da Selecção Nacional.

O Campeonato Lumitek 2006 não poderia ter melhor início, apresentando-se aos adeptos do Voleibol de Praia em Espinho, cidade conhecida como a «Capital do Voleibol de Praia», no dia 9 de Junho, com a realização das primeiras etapas de seniores masculinos e femininos.

“O Campeonato Nacional Lumitek 2006, que será constituído por 10 ou 11 etapas [falta confirmar uma etapa, que poderá ser realizada em Canidelo] terá este ano uma imagem ainda mais forte do que nas anteriores edições, com novas apostas, sobretudo em termos de espectáculo, contando agora com a colaboração da Lumitek, e de marcas como a Volkswagen, Sport Zone, Sika, Vitalis, Primor, entre outras, bem como das autarquias locais e ainda do Instituto do Desporto de Portugal (IDP).

Para além de termos aumentado do número de etapas, a Sport TV irá transmitir, semanalmente, os jogos das Finais das etapas, bem como da etapa que definirá os campeões nacionais e que será disputada novamente em Esposende, onde esperamos ter outra vez o estádio cheio”.

Dado o sucesso das edições anteriores, a Organização do Campeonato Nacional tem relação ao «Lumitek 2006» expectativas mais altas, mas igualmente bem fundamentadas, conforme revelou o Presidente da FPV:
“Este ano esperando ter ainda mais público, com a ajuda dada na divulgação pela Sport TV e também pela opções que fizemos, pois tentámos escolher praias mais acolhedoras, em detrimento de praias com areais longos e que dispersam os veraneantes. Desse modo, os espectadores não precisam de estar horas sem saírem do lugar, podem ir tomar banho, regressar e continuarem a assistir aos jogos.


A beleza plástica do espectáculo e a grande competitividade foram-se impondo e hoje o Voleibol é o rei das praias em Portugal e no mundo inteiro. Nos Jogos Olímpicos de Atenas, o Voleibol, sobretudo o Voleibol de Praia, foi das modalidades com maior audiência, tanto no local como através das transmissões televisivas.
Por todo o país
A competição de masculinos é composta por 10 etapas e reparte-se por todo o País, unindo-o em torno do mesmo interesse: o prazer de ver bons espectáculos de Voleibol de Praia, interpretados pelos melhores executantes nacionais, pois nada ilustra melhor a estreita ligação entre o desporto e o espectáculo do que o Voleibol de Praia, uma variante do Voleibol que consegue conciliar as emoções próprias da competição com o divertimento e a beleza plástica propiciada pela coreografia dos movimentos dos atletas.

São 10 as etapas que compõem o Campeonato Lumitek 2006, que promete ser dos mais disputados dos últimos anos, com as experientes duplas internacionais a defrontarem outras duplas mais jovens e ambiciosas que procuram um lugar ao Sol no Voleibol de Praia.

O Circuito iniciar-se-á em Espinho, prosseguindo, após um fim-de-semana de interrupção (Open de Portugal, de 14 a 18 de Junho), em Vila Real de Santo António, Albufeira, Lagos, Matosinhos, Arcozelo, Mira, Sintra, Oeiras, culminando em Esposende, onde se realizará, uma vez mais, a Final.

O Circuito Nacional de Seniores Femininos começa em Espinho (9 a 11 de Junho) e termina, à semelhança dos masculinos, em Esposende (24 a 27 de Agosto).

O Campeonato Nacional de Voleibol de Praia é disputado na variante de duplas (2 x 2), formadas pelos melhores atletas do Voleibol Indoor, e abrange todo o País, sendo composto por várias etapas (Opens) e por uma Final, que atribui o título de campeão nacional à dupla vencedora.

A grande receptividade por parte do público, que compreende uma faixa etária entre os oito e os oitenta, e a cobertura televisiva de todas as finais das etapas, fazem com que o Voleibol de Praia esteja em franco crescimento.

O êxito que tem conhecido em todo o país, transformou o Voleibol de Praia num desporto da moda, que reflecte a alegria de viver.

O Voleibol de Praia tem, assim, um passado que o obriga a ter um futuro ambicioso. O actual universo do Voleibol de Praia tem já uma filosofia própria e actuante, faltando apenas, em termos de objectividade e acutilância, um maior investimento por parte dos patrocinadores.

Tendo completado no ano passado uma década de existência, a competição tem grandes referências, como é o caso das duplas com projecção a nível internacional, e muitas outras que estão agora a despontar na modalidade.

No ano passado, a classificação da etapa de Esposende ficou assim definida:
Masculinos – 1.º Rui Mota/Maurício Dantas; 2.º Pedro Rosas/José Pedrosa*; 3.º Nélson Brízida/Roberto Reis; 4.º Pedro Azenha/José Teixeira.
Femininos – 1.º Rosa Costa/Ana Freches; 2.º Sandra Castro/Juliana Antunes; 3.º Margarida Serra/Teresa Serra; 4.º Adriana Costa/Ana Macedo.
(*) Campeões nacionais

Sem comentários: