quinta-feira, outubro 26, 2006

Voleibol: Campeonato arranca com quatro aspirantes ao título

O campeonato nacional de voleibol arranca sábado com lote de crónicos candidatos ao título restrito ao detentor Sporting de Espinho e aos aspirantes Benfica, Vitória de Guimarães e Castelo da Maia.

A ausência de Sandro Correia, o melhor pontuador da última época, que só deverá ingressar na equipa em 2007, e as saídas de Estiva, Rui Mota e Paulo Fonseca constituem as principais notas no plantel da formação da Costa Verde.

Para colmatar estas baixas, o treinador Rui Pedro irá contar com os reforços Marcelo Ayres (ex-Erdemir, Turquia), Geraldo Oliveira "Balú" (ex-Fonte Bastardo), Roberto Reis e Hugo Ribeiro (ambos ex- Esmoriz).

O Benfica aposta forte em recuperar o título e foi no Brasil que encontrou os reforços Marcilio Silva (ex-Wizard), Joel Perosa (ex- Santo André), João Dias (Bento Gonçalves) e Aureliano Silva (ex-UCS).

O treinador José Jardim, que lidera um grupo de trabalho motivado para conquistar o campeonato e a Taça, a fim de dedicar os mesmos à memória do ex-"encarnado" Dudu (falecido em Agosto), promoveu ainda os juniores João Vicente e Carlos Fidalgo.

O Vitória de Guimarães, finalista vencido na "negra" da edição do ano passado, apresenta quatro caras novas no seu plantel - sendo que uma deles é um jogador formado na casa - e a mesma motivação para chegar ao título.

Fábio Durigate (ex-Caxias Sul, Brasil), Paschoal Martins (ex- Fonte Bastardo), Filipe Cruz (ex-Académica de Espinho) e Bruno Oliveira (ex-júnior) são os reforços às ordens do técnico vimaranense Marco Queiroga.

O Castelo da Maia, orientado por Paulo Cunha, operou uma profunda reformulação no seu plantel e o objectivo para esta época é intrometer-se na luta dos candidatos Benfica, Sporting de Espinho e Guimarães.

A formação maiata recrutou Luís Sousa (ex-Esmoriz), Jeremy King (Middlefaart, Dinamarca), Rogério Castaldelli (Elche, Espanha), Oton França (Santo André, Brasil), Josh Mulse (Vannes, França) e Lee Montgomery (Halbo Volley, Suécia).

De entre os crónicos candidatos, o Esmoriz é o que surge teoricamente mais fragilizado em relação à última época, uma vez que desinvestiu na conquista do título, passando a dar prioridade à formação.

A equipa da Barrinha reforçou-se com Rui Mota e Paulo Brenha (ambos ex-Sporting de Espinho), Nuno Rocha (Académica de Espinho), Filipe Ramos (Madalena), Frederico Siqueira (Académica), Joaquim Pedro (Leixões) e Luís Moreira (Fiães).

Benfica e Sporting de Espinho são as equipas que tem evidenciado maior acerto nos torneios de preparação, nomeadamente no confronto directo com outros adversários da Divisão A1, revelando mais soluções e recursos.

O campeonato será disputado, numa primeira fase, por 12 equipas, sendo que, em relação à última época, há a registar uma alteração nos representantes das ilhas, com o Machico a ocupar o lugar dos Antigo Alunos.

O regresso dos madeirenses à principal divisão do voleibol nacional será "apadrinhado" pelo Benfica, que, depois de se ter sagrado campeão em 2004/2005, ficou afastado da sua defesa na última temporada pelo Guimarães.

O Sporting de Espinho inicia sábado frente à "vizinha" Académica de Espinho a defesa do título de campeão nacional de voleibol, masculino, que ostenta após um jejum de cinco épocas.

A formação vimaranense, finalista vencida frente aos "tigres", num "playoff" levado até ao quinto jogo (3-2), vai defrontar a Académica de Coimbra, este ano marcada pelo amadorismo já que não tem jogadores profissionais.

A ronda inaugural inclui ainda os jogos Marítimo-Esmoriz, Fonte Bastardo-Leixões e Vilacondense-Castelo da Maia. No domingo, terão lugar os primeiros encontros antecipados com o Marítimo a receber o Benfica e o Machico o Esmoriz.

Sem comentários: