quinta-feira, junho 21, 2007

Carlos Prata regressa ao Sp. Espinho


Depois de ter levado o Sporting Clube de Espinho a uma final europeia, Carlos Prata regressa para coordenar as camadas jovens do voleibol e orientar a equipa júnior.

Carlos Prata tem 53 anos e é um dos mais conceituados técnicos portugueses. Foi Seleccionador Nacional e conta com passagens por inúmeros clubes. F.C. Porto, Esmoriz, Castelo da Maia e, claro, o Sporting de Espinho, onde foi campeão em 86/87, são alguns exemplos.

Do seu currículo destacam-se a vitória no campeonato nacional pela Académica de Espinho (com Francisco Fidalgo como adjunto), em 1989/1990, e a presença na final da Top Teams Cup, em Czestochowa, na Polónia, em 2001/2002.

O treinador espinhense vai coordenar toda a formação do clube que tem mais tradição a esse nível e, por isso, considera estar a preparar-se para um desafio aliciante e explica aquilo que o projecto envolve: "além do trabalho de desenvolvimento dos novos talentos do clube, portanto um trabalho de desenvolvimento técnico e táctico, há um outro foco – o de basear todo este trabalho em valores e atitudes a desenvolver no campo do desenvolvimento pessoal dos atletas e do espírito e filosofia desportiva do clube".

Paralelamente, Prata vai treinar a equipa júnior, cujos atletas terão, na qualidade do técnico, motivos ainda mais fortes para quererem e conseguirem chegar ao plantel profissional.

Com o ingresso de Carlos Prata nos quadros técnicos, o SC Espinho consolida a aposta num sector de formação que tem dado frutos de nível inquestionável nos últimos anos, sob a orientação de Rui Pedro Silva, agora totalmente focalizado na equipa sénior. Nuno Pinheiro, o distribuidor da Selecção Nacional, é o melhor exemplo. Jorge Teixeira, Director Desportivo do voleibol "tigre" adiantou que Carlos Prata "vai ter um papel importante, nomeadamente na formação de distribuidores".

Sem comentários: