segunda-feira, junho 11, 2007

Portugal Vence a Grécia para a Liga Europeia

A Selecção Nacional de voleibol voltou a vencer ontem, por 3-0 (25-21, 25-22 e 25-23), a sua congénere grega no segundo jogo da terceira jornada da Poule B da Fase de Qualificação da Liga Europeia, e recuperou a liderança do grupo, contabilizando agora cinco vitórias e apenas um desaire.

O jogo ficou ainda marcado por ser o último da carreira do árbitro espanhol Francisco Antuna, que pendurou o apito após este Portugal-Grécia, facto devidamente assinalado pelo Supervisor da CEV, Philip Berben, e pela Direcção da FPV, com a entrega de lembranças.

O primeiro set começou com um ligeiro ascendente dos portugueses (3-1), mas logo caiu numa toada de equilíbrio (8-8, 14-14). De qualquer forma, Portugal conseguiu atingir o segundo tempo técnico em vantagem (16-14) e defender essa magra diferença de pontos até ao fim.
Os serviços agressivos e a forte pressão que o ataque dos portugueses exerceu sobre a defesa dos gregos fizeram com que estes cometessem erros, prontamente transformados em pontos pelos jogadores lusos, como o 22.º ponto (22-19), que André Lopes concretizou com um ataque ao primeiro toque.
O 24-20 foi conseguido através de uma desatenção da equipa helénica e o 25-21 com um ataque rápido do capitão João José.

No segundo set, o equilíbrio manteve-se, mas, sensivelmente a meio do set, Portugal resolveu acelerar o seu jogo ofensivo e criou uma diferença de três pontos (13-10), que foi gerida, com a ajuda dos serviços directos de Hugo Gaspar e de João José, e até aumentada (20-15). Dois pontos concretizados no ataque por Eurico Peixoto deram uma vantagem decisiva (22-16) a Portugal, que fechou o parcial com o resultado de 25-22.

No terceiro set assistiu-se a um dramático tudo por tudo dos gregos. Quase sempre em vantagem, a equipa de Alexandro Leonis cavou um fosso pontual de três ou quatro pontos (6-10) e manteve, com algumas oscilações, essa distância praticamente até ao final do parcial (20-17). Contudo, Portugal, incentivado pelo seu público, conseguiu igualar (22-22) e passar para a frente com um ataque de Hugo Gaspar. Novo ataque de Gaspar deu o 24-23 e o 25-23 surgiu com um bloco.

Hugo Gaspar, com 21 pontos, foi o melhor pontuador de Portugal e do jogo, enquanto foi o melhor entre os gregos.foi Theoklitos Karipidis (9).

Hugo Gaspar: “Foi um bom jogo. Apesar de termos quebrado um pouco no terceiro set, conseguimos concluir um fim-de-semana cem por cento vitorioso. Estes resultados são o espelho do trabalho que estamos a fazer”.

Prof. Jorge Schmidt: “Tínhamos planeado trocar alguns jogadores da equipa-base neste fim-de-semana. O nosso trabalho culminou com duas vitórias sobre a Grécia, o que só nos pode deixar satisfeitos. Estamos sempre a pensar no futuro, mas mesmo quando fazemos experiências o nosso objectivo continua a ser, única e exclusivamente a vitória”.

Alexandros Leonis (Treinador da Grécia): “Tínhamos outras perspectivas para este jogo, em relação ao de ontem. Contudo, nos momentos capitais cometemos erros e Portugal, com a sua experiência e com a acção do seu excelente oposto (Hugo Gaspar), conseguiu vencer. Continuo a afirmar que a Liga Europeia é um ensaio para o Europeu, pelo que temos de testar continuamente alguns jogadores”.

Sem comentários: